SISTEMA DA QUALIDADE

O que é um Sistema da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender à Política da Qualidade e os objetivos da empresa, tornando visível nos produtos e serviços, e atendendo às expectativas dos clientes.

Por que as empresas devem ter um Sistema da Qualidade?

Garantir a qualidade do portfólio é mais do que uma opção para as empresas. É uma necessidade! Isso porque, tanto a concorrência tornou-se mais forte, quanto o cliente ficou mais exigente em relação ao que compra.

É por isso que, quando se fala na qualidade de um produto ou serviço, o conceito envolve o cumprimento de determinados requisitos para que as características e o processo de produção ou de realização garantam a satisfação do consumidor. Nesse sentido, o Sistema de Gestão da Qualidade passou a ser fundamental na realidade das empresas de qualquer ramo.

Mas o que é exatamente a Gestão da Qualidade?

Também definido pela sigla SGQ, o Sistema de Gestão da Qualidade é a estrutura organizacional responsável por gerir e garantir a qualidade do produto ou serviço, considerando os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as atividades estabelecidas.

Para isso, as regras são documentadas e formalizadas no Manual da Qualidade, definindo qual é o modelo de gestão apropriado para a qualidade do produto ou serviço final. Em outras palavras, o SGQ orienta como uma atividade deve ser realizada, com quais recursos e sob responsabilidade de quem.

Leva em conta três aspectos: o Projeto, a Produção e o uso do Produto ou Serviço.

SISTEMA DA QUALIDADE

Ramo de Atividade

  • Importadores e distribuidores de Medicamentos, Cosméticos e Sanitizantes;
  • Indústrias Farmacêuticas, Cosméticas, Alimentíciais e Sanitizantes;
  • Laboratórios de análises: Físico- Químicas, Microbiológicas ou ISO 17025;
  • Empresas que desejam ajustar o Sistema de Gestão da Qualidade para atender empresas farmacêuticas ou apenas manutenção dos procedimentos;

Nota: nossa expertise é também para empresas start-ups, multinacionais e/ou importadores.

Método

É realizado um diagnóstico do seu negócio através de um Gap Analysis, demonstrando o que precisa ser definido e melhorado, tornando o projeto enxuto e mitigando riscos de custos extras e retrabalhos.

Benefícios

Com um sistema de qualidade bem estruturado, seu negócio se desenvolverá em:

  • Padronização do processo: processos previsíveis, repetíveis, reprodutíveis e robustos diante das atividades.
  • Controle de mudanças: mesmo com mudanças no quadro de funcionários, legislação e demanda, seus processos, produtos e serviços permanecerão com a mesma qualidade.
  • Indicadores de qualidade: custos de mitigação, retrabalho, desempenho fraco, etc. para melhorias de processo.
  • Mitigação de riscos: através de análises periódicas de risco que apenas um SGQ pode oferecer, é possível visualizar pontos que são cruciais para a tomada de decisão por líderes e investidores.

SISTEMA DA QUALIDADE

Solicite um Orçamento

Envie agora uma solicitação de orçamento, retornaremos em breve!